O Jornal Correio do Minho, publica na sua edição de hoje 15 de Abril, um suplemento de 3 páginas, dedicado ao Lar de Idosos de Palmeira, com chamada na 1ª página, conforme se pode ver na foto acima.
Este suplemento dedicado ao Lar de Palmeira, é na sua essência uma entrevista ao Presidente "Vitalicio?", da ATIP, onde este faz uma serie de afirmações que de todo não correspondem à verdade e que Palmeira Século XXI, vai a seguir desmontar e mostrar que anda muita gente enganada a respeito do lar.
1 - O Presidente da ATIP diz, “Actualmente temos 175 pessoas em lista de espera e não é fácil dar resposta a todos”,. Lista de espera? que lista de espera? a que ninguém conhece a não ser o presidente?. Se efectivamente a tem, ( Palmeira Século XXI duvida muito da existência da mesma ), mostre-a ou afixe-a no lar para ser do conhecimento de todos e não só seu.
2 - “De toda a obra concebida nunca tivemos apoio. Nem do Estado, nem da Segurança Social nem de lado nenhum. O nosso dinheiro vem de uma boa gestão e da carolice dos próprios directores”, diz o presidente.
Nunca tiveram apoio? nem do estado, nem de lado nenhum? Ò Sr. presidente, isso não se diz. Então quem foi que doou à ATIP, o terreno onde está o lar? quem foi que doou o edifício que era a sede da Junta de Freguesia, onde agora estão os espaços que dão qualidade de vida aos utentes? Não foi com o contributo financeiro de muitos Palmeirenses que se iniciou a obra? tendo inclusivamente organizado cortejos e outras formas de angariar dinheiro, mas se calhar o sr. isto não sabe pois não é do seu tempo, pois o sr. só é de Palmeira à uma dúzia de anos. Claro que foi e o sr. sabe disso mas não diz. Portanto tiveram apoio de muita gente, inclusivamente da Junta de Freguesia, como refere na entrevista, não se podendo esquecer que é a ATIP, de longe a instituição mais apoiada de sempre em Palmeira, pois só em património já recebeu uns milhares largos de euros. E as contrapartidas para a Freguesia são aquilo que todos conhecem. Senão veja-se quantos são os utentes do Lar em regime de internamento que são de Palmeira.
3 - O dinheiro vem da carolice dos directores? Está a brincar com os Palmeirenses?. Será carolice o Presidente da Direcção receber mensalmente 500 € de ajudas de custo, ou de representação ou lá como lhe queira chamar? Ou será que não é verdade? Não foi aprovado em assembleia geral? porque razão?.
4 - Boa gestão? Será boa gestão fazer obras de 400.000 €, sem concurso? Entregar as obras aos seus amigos, que até são sócios da ATIP e depois votam favoravelmente todas as suas propostas nas assembleias.
5 - " Ampliar instalações e diversificar oferta é objectivo futuro ". Ampliar instalações? e até já tem terreno?. Já compraram a casa ao vizinho?
Diversificar a oferta? diz o sr. que estão a pensar no novo projecto, construir uma casa mortuária? Casa mortuária? Porquê? a que está ao lado da Igreja não serve?. Palmeira Século XXI, pergunta. Na diversificação, também está prevista a criação de uma agência funerária?
" É um projecto ambicioso, bonito que já anda há anos de um lado para o outro. Estamos à espera da aprovação do Estado”,
“Temos confiança que a candidatura seja aprovada” O sonho de fazer a terceira fase do projecto da ATIP já se prolonga há longos anos. “A instituição candidatou-se a todos os programas possíveis até hoje, desde o POPH até ao PARES, temos ido a todos e nunca fomos contemplados, apesar de termos sempre os projectos aprovados”.
6 - “Temos tido azar, porque esta é já a nossa quarta candidatura e nunca nos aprovaram nada. Mais uma vez temos o projecto aprovado e terreno para avançar e no fundo estamos à espera”.
Ó Sr. Presidente, tem tido azar?
Palmeira Século XXI, pergunta será só azar? Tantos outros projectos e candidaturas semelhantes tem sido aprovados para o concelho de Braga e o vosso não. Porque será? Não será porque é considerado um projecto megalómano? Não será porque efectivamente a mais valia para os Palmeirenses continuará a ser quase ou igual a zero? Então é tão bonito e ninguém o conhece. Ou será que é como a lista de espera que o sr diz que tem mas nunca ninguém viu.
Verdade e transparência, é o que todos pedem Sr. Presidente.
À mulher de César não basta ser séria, tem de o parecer.