Acerca de mim

A minha foto
Braga, Portugal
Este blogue pretende ser a voz dos Palmeirenses que não tem voz.

sábado, 23 de abril de 2011

PONTE DO BICO - Novamente notícia

Ponte do Bico, novamente noticia, mais uma vez pelas piores razões. O Jornal Correio do Minho, publica na sua edição de hoje noticia que transcrevemos abaixo.

Buraco perigoso nas margens do Cávado.


Buraco tem cerca de dois metros de comprimento por um de profundidade e fica mesmo por baixo da ponte sobre o rio Cávado, em Palmeira, numa zona frequentada por pescadores e veraneantes, alguns deles crianças.


Uma obra por acabar estará a origem de um buraco que pode ser perigoso para quem caminha na margem esquerda do rio Cávado,  em Palmeira, junto à Ponte do Bico.
Trata-se de uma eventual ligação entre duas condutas, cujas extremidades se vêem no local, e que não terá sido feita. Num ‘email’ enviado à nossa redacção, o autor da mensagem (assinada como “pessoa anónima”)  revela que “o tubo de ligação já se encontra no local também à vários meses e já correu o risco de ir pelo rio abaixo no período das cheias que por sorte ficou encalhado numas pedras (o povo paga estes desperdícios na conta da água).
Este tubo existe para fazer ligação a um poço de captação de águas que existe mais abaixo  da ligação entre o Rio Cávado e a foz do Rio Homem.”.
O autor da mensagem atribui a responsabilidade à AGERE, que já garantiu nada ter a ver com o assunto. “Aquilo não foi feito por nós. Quando muito será da responsabilidade a quem cabe a manutenção da ponte. Creio que serviria para uma zona de ‘secagem’ das obras”,  disse ao ‘Correio do Minho’ (CM) Nuno Ribeiro, administrador delegado da AGERE.
A Estradas de Portugal remeteu para mais tarde um eventual esclarecimento.
O buraco pode constituir perigo por se situar numa zona de passagem. “Há muita gente a passar aqui, principalmente ao fim-de-semana. Uns vêm andar de bicicleta, outros vêm à pesca e muitos trazem crianças”, disse ao ‘CM’ um dos frequentadores da zona, que solicitou o anonimato. 
“Aqui existe uma cancela fechada, que obriga as pessoas a desviarem-se para o lado do rio e é precisamente nessa direcção que se encontra o buraco. Pode haver quedas gravíssimas”, lembrou o mesmo munícipe.

sexta-feira, 22 de abril de 2011

ASSEMBLEIA DE FREGUESIA

Realiza-se na próxima quarta-feira dia 27 a reunião da Assembleia de Freguesia de Palmeira, com a ordem de trabalhos acima. Compareça vá assistir á forma como são tratados os assuntos da sua freguesia e saiba de que forma é gasto o nosso dinheiro.

sábado, 16 de abril de 2011

ATIP


O Jornal Correio do Minho, publica na sua edição de hoje 15 de Abril, um suplemento de 3 páginas, dedicado ao Lar de Idosos de Palmeira, com chamada na 1ª página, conforme se pode ver na foto acima.

Este suplemento dedicado ao Lar de Palmeira, é na sua essência uma entrevista ao Presidente "Vitalicio?", da ATIP, onde este faz uma serie de afirmações que de todo não correspondem à verdade e que Palmeira Século XXI, vai a seguir desmontar e mostrar que anda muita gente enganada a respeito do lar.

1 - O Presidente da ATIP diz, “Actualmente temos 175 pessoas em lista de espera e não é fácil dar resposta a todos”,. Lista de espera? que lista de espera? a que ninguém conhece a não ser o presidente?. Se efectivamente a tem,  ( Palmeira Século XXI duvida muito da existência da mesma ), mostre-a ou afixe-a no lar para ser do conhecimento de todos e não só seu.

2 - “De toda a obra concebida nunca tivemos apoio. Nem do Estado, nem da Segurança Social nem de lado nenhum. O nosso dinheiro vem de uma boa gestão e da carolice dos próprios directores”, diz o presidente.

Nunca tiveram apoio? nem do estado, nem de lado nenhum? Ò  Sr. presidente, isso não se diz. Então quem foi que doou à ATIP, o terreno onde está o lar? quem foi que doou  o edifício que era a sede da Junta de Freguesia, onde agora estão os espaços que dão qualidade de vida aos utentes? Não foi com o contributo financeiro de muitos Palmeirenses que se iniciou a obra? tendo inclusivamente organizado cortejos e outras formas de angariar dinheiro, mas se calhar o sr. isto não sabe pois não é do seu tempo, pois o sr. só é de Palmeira à uma dúzia de anos. Claro que foi e o sr. sabe disso mas não diz. Portanto tiveram apoio de muita gente, inclusivamente da Junta de Freguesia, como refere na entrevista, não se podendo esquecer que é a ATIP, de longe a instituição mais apoiada de sempre em Palmeira, pois só em património já recebeu uns milhares largos de euros. E as contrapartidas para a Freguesia são aquilo que todos conhecem. Senão veja-se quantos são os utentes do Lar em regime de internamento que são de Palmeira.

3 - O dinheiro vem da carolice dos directores? Está a brincar com os Palmeirenses?. Será carolice o Presidente da Direcção receber mensalmente 500 € de ajudas de custo, ou de representação ou lá como lhe queira chamar? Ou será que não é verdade?  Não foi aprovado em assembleia geral? porque razão?.

4 - Boa gestão? Será boa gestão fazer obras de 400.000 €, sem concurso? Entregar as obras aos seus amigos, que até são sócios da ATIP e depois votam favoravelmente todas as suas propostas nas assembleias.

5 - " Ampliar instalações e diversificar oferta é objectivo futuro ". Ampliar instalações? e até já tem terreno?. Já compraram a casa ao vizinho?

Diversificar a oferta? diz o sr. que estão a pensar no novo projecto, construir uma casa mortuária? Casa mortuária? Porquê? a que está ao lado da Igreja não serve?. Palmeira Século XXI, pergunta. Na diversificação, também está prevista a criação de uma agência funerária?

" É um projecto ambicioso, bonito que já anda há anos de um lado para o outro. Estamos à espera da aprovação do Estado”,

“Temos confiança que a candidatura seja aprovada” O sonho de fazer a terceira fase do projecto da ATIP já se prolonga há longos anos. “A instituição candidatou-se a todos os programas possíveis até hoje, desde o POPH até ao PARES, temos ido a todos e nunca fomos contemplados, apesar de termos sempre os projectos aprovados”.

6 - “Temos tido azar, porque esta é já a nossa quarta candidatura e nunca nos aprovaram nada. Mais uma vez temos o projecto aprovado e terreno para avançar e no fundo estamos à espera”.

Ó Sr. Presidente, tem tido azar?


Palmeira Século XXI, pergunta será só azar? Tantos outros projectos e candidaturas semelhantes tem sido aprovados para o concelho de Braga e o vosso não. Porque será? Não será porque é considerado um projecto megalómano? Não será porque efectivamente a mais valia para os Palmeirenses continuará a ser quase ou igual a zero? Então é tão bonito e ninguém o conhece. Ou será que é como a lista de espera que o sr diz que tem mas nunca ninguém viu.

Verdade e transparência, é o que todos pedem Sr. Presidente.


À mulher de César não basta ser séria, tem de o parecer.